Proxi anônimo

Um proxy anônimo, também conhecido como servidor proxy anônimo, permite que um cliente acesse um arquivo, página da Web ou alguns outros recursos por meio de um servidor que atende às solicitações do cliente por meio de outro servidor remoto. Por exemplo, quando um cliente acessa uma página web por meio de um proxy anônimo, o cliente conversa com o proxy e o proxy conversa com a página web, mantendo a privacidade do cliente, como seu endereço IP. O objetivo de tal proxy, ou servidor, é proteger a privacidade do cliente do serviço e de outros indivíduos que possam estar registrando e inspecionando a conexão do cliente.

Esses proxies são comumente usados ​​em escolas e espaços de trabalho, para passar por firewalls potenciais e serviços de monitoramento em vigor.

Os alunos geralmente utilizam proxies anônimos para acessar sites de redes sociais considerados e bloqueados pela escola como prejudiciais à produtividade dos alunos. Os funcionários de uma empresa podem tentar contornar as formas de monitoramento dentro de uma empresa que podem tentar rastrear ou controlar quais sites seus funcionários estão visitando.

Os proxies anônimos servem como um muro entre o cliente e o serviço que está sendo acessado. Esses servidores podem ser usados ​​para contornar as restrições e acessar esses serviços possivelmente bloqueados pelo país ou alguma outra organização que fornece a conexão à Internet, enquanto outros podem usá-lo apenas para a privacidade possivelmente garantida.

Riscos por trás de proxies anônimos

Devido à forma como os proxies anônimos, especialmente aqueles executados em páginas da Web, são projetados, todos os dados enviados aos servidores proxy não são criptografados. Portanto, é possível que informações confidenciais, como logins e senhas, sejam registradas por um servidor proxy mal-intencionado. Além disso, por meio do encadeamento de proxy, alguns clientes podem ser vítimas de uma página da Web que exibe medidas de segurança falsas, permitindo que todos os proxies dentro dessas cadeias rastreiem as atividades do cliente. Assim, apenas proxies anônimos confiáveis ​​com uma política de privacidade clara devem ser usados ​​por questões de segurança.